quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O Medo da Inteligência!



      O país inteiro  encontra-se em intensa "campanha" para eleições municipais!   A poluição visual e sonora têm sido demasiadamente agressivas; além  dos candidatos abusarem  da nossa inteligência com hipocrisia e insensatez!


      "O MEDO DA INTELIGÊNCIA" revela com muita propriedade essa insanidade temporária, mas que há muito tempo, se pratica em nossa cidade!

    No melhor estilo  "velho oeste americano",  uma pequena parcela da sociedade - abastada e  pseudo intelectualizada -  achando-se superior às camadas mais humildes, se auto nomeia "proprietária da cidade". 

      Essa minúscula,  mas influente minoria, é capaz de manipular todos os poderes constituídos da pequena cidade!  Nela, permanecem quem eles acham que merecem, ou que se submetem aos costumes locais!  





   Assim, basta que o novo cidadão não seja muito chegado à bebedeira;  ou que possua  costume e comportamento apropriados a locais mais requintados, para ser tratado  como intruso.


     A hostilidade para com os de fora é flagrante!  Se o estranho oferece   uma sugestão para melhorar a cidade,  imediatamente ela  é rechaçada por um nativo!   Chamam-no  de:  intrometido, forasteiro;  mas logo em seguida executam a sua ideia  como sendo deles. 




      O rápido sucesso profissional é visto como transgressão;  tem consequências danosas a quem se destaca do meio social rústico dos nativos!


      Ironicamente, o crescimento dessa cidade se deve quase que exclusivamente,  aos milhares de forasteiros - que com competência e preparo profissional - aqui aportaram e com dedicação e amor à cidade, vêm fazendo dessa terra:  um lugar  digno, moderno e evoluído para todos, independente de suas origens!


   "
É mais fácil separar a água do vinho que a hipocrisia no julgamento das ações humanas". Carlos Malheiro Dias.

2 comentários:

  1. Incrível Vitor.
    Por aqui me parece ser tão normal ( por exemplo ) o pessoal ingerir bebida alcoólica que até blog com nome referente tem. Quem vem de fora e tem hábitos mais refinados ( como não gostar de falar da vida alheia ) logo é chamado de metido. Eu fico meio de fora das discussões porque para o povo daqui - debate é briga. Noto também a necessidade que as pessoas tem de tentar aparentar coisas que não são.

    PS: Estou seguindo agora com este perfil. Neste creio que tem o link do blog. Obrigada por avisar. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Já pensou se estamos falando da mesma cidade?
    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.