domingo, 4 de janeiro de 2015

Fazendo as Contas!

                           
Imagem disponível no Google

     Quando completei nove anos de idade, ganhei uma horta de presente do meu pai, com a seguinte recomendação: "Que tudo que dela eu colhesse, primeiro servisse à nossa casa, depois vendesse e repartisse as sobras das colheitas".



    A partir daquele dia passei a ganhar meu próprio dinheiro.  Nunca mais pedi ajuda financeira aos meus pais, para quaisquer que fossem minhas despesas.

    Na casa da minha avó e das minhas tias sobravam verduras e legumes, que eram doadas aos vizinhos.

    Conservei comigo sempre o lema:  Multiplicar e somar -  depois dividir. O saldo foi sempre positivo!

    Na minha vida profissional adulta, jamais deixei de dividir com os parentes o lucro do meu trabalho.

    Quanto mais eu dividia meu trabalho com os colegas de profissão, mais multiplicava o resultado  - sempre positivo - enquanto outros, egoístas, viviam com seus consultórios vazios:  resultado negativo.

     Hoje, aos sessenta e nove anos de idade - remediadamente  aposentado - vejo que apesar de não possuir grande patrimônio, o que de mais valioso acumulei, é uma família saudável, dedicada ao trabalho honesto  - riqueza, que a maior fortuna do mundo jamais conseguirá comprar!

     "A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana". Franz Kafka.

15 comentários:

  1. Wish you a good start to the year and a fine January.
    Hugs and smiles Winnie The Pooh with friends ..

    ResponderExcluir
  2. Ciao, piacere di conoscerti, grazie per essere passato da me. Sono contenta di aver scoperto il tuo bellissimo blog, mi farà piacere seguirlo d'ora in poi.
    Buon inizio 2015, a presto ....

    ResponderExcluir
  3. Este año como cada año, nuestro tren parara en alguna estación, depende de cada uno de nosotros dejar ir a la tristezas, miedos, frustraciones, malos momentos, desamor. Agradece a cada uno de ellos.. su compañía y sus enseñanzas, aunque hayan sido dolorosas, déjalos ir, déjalos bajar de este tren. Deseo que en esta parada, a tu tren suban miles de bendiciones, sueños alcanzables, amor, abundancia, fuerza y determinación para seguir tu viaje.
    Hoy en mi vagón quedaran puestos desocupados y espero te sientes a mi lado para compartir junt@s este nuevo viaje. FELIZ NUEVO COMIENZO EN ESTE AÑO 2015!!!

    ResponderExcluir
  4. Se gostei da postagem? Claro, achei maravilhosa e só posso lhe dizer, parabéns, você venceu! A solidariedade e a responsabilidade pelos nossos atos é uma das maiores riquezas que podemos ter conosco e com os outros. Tem gente lá por cima da pirâmide que está precisando de uns conselhos...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tais!
    Os de cima da pirâmide estão olhando sempre para o próprio umbigo e são surdos aos gritos dos carentes!
    Mas se fizer o que diz na música de Ivan Lins:
    cutucou por baixo o de cima cai
    " , desmorona tudo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Hola, VitorNani. Espero que estes disfrutando de un maravilloso comienzo de año. Me encanta la entrada, mi abuelo nos decía siempre, haced el bien sin mirar a quien, porque de lo que siembras es lo que recoges. Un enorme beso y se muy feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trato de transmitir estos conceptos a los jóvenes de hoy, en mi familia.
      Besos y buen fin de semana, Lola!

      Excluir
  7. Olá Vitor
    Um sábio conselho do seu pai e através dele tornou-se um ser humano honrado, digno e que sabe o valor da solidariedade. Gostei muito do texto
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gracita!
      Somos sete filhos e todos seguimos esses ensinamentos!
      Meus avós, de origem italiana, trouxeram esses princípios.
      Abraços!

      Excluir
  8. Boa noite, Vitor
    Sem palavras para descrever o quanto gostei de sua postagem, seu texto revela
    o seu caráter, seu pai lhe deixou o maior tesouro que pode existir na face da Terra.
    A solidariedade, é um meio grandioso de se fazer a boa caridade, e está nos ensinamentos de Jesus.
    Parabéns, pelo homem que se tornou. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Marli!
      Espero que meus filhos e netos conservem esses ensinamentos.
      Abraços!

      Excluir
  9. É um grande exemplo esse que nos dá!
    Beijinhos, bom domingo!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela sua história de vida! Exemplar! Completamente de acordo com Franz Kafka.
    Que a sua/vossa vida continue plena!
    Bjo :) :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.