quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A INVASÃO DA TECNOLOGIA - Por João Victor


  
                              
JOÃO VICTOR FRARE NANI
14 anos
  Atualmente, é cada vez mais raro ver crianças, adolescentes e adultos, longe de TVs, de celulares, de videogames, de computadores... Será que a tecnologia está induzindo a população a perder o saudável relacionamento entre familiares e amigos?

    Quando andamos pelas ruas vemos com frequência, pessoas em grupos e mesmo isoladas, falando ou digitando em seus celulares e tablets. Tenho visto também, em restaurantes e lanchonetes - redes de fast-food - jovens e adultos pouco se falando, trocando ideias. Elas estão nos celulares conversando com outras pessoas; vendo bobagens no Facebook; perdendo seus tempos em "redes sociais ou chats", em vez de ter uma boa conversa com seus amigos e familiares. 



    Certo dia, estava havendo uma festa na minha casa. Todos os convidados adultos se encontravam numa área aberta, tipo "espaço gourmet", junto a uma churrasqueira, conversando, comendo, rindo animadamente e bebendo moderadamente, ou seja:  "living good times"!  Eu, até para ser gentil, fiquei ali por um bom tempo, enquanto outros garotos permaneciam enclausurados na sala de TV, jogando videogames! 




    Penso comigo, que apesar do comportamento exemplar dos meus amigos, o tempo perdido diante do vídeo, poderia ter sido melhor aproveitado:  para dar boas risadas, contar piadas, conversar, enfim, trocar as tecnologias pelo contato com seres humanos reais. Enquanto perdem horas e horas em redes sociais - em companhia dos "amigos virtuais" - poderiam estar curtindo um "momento família", ou no cinema, no shopping em companhia dos amigos; coisa saudável de se fazer!




    Assim, creio que se as pessoas não souberem usar as tecnologias disponíveis com moderação, além de perder os laços de união entre as famílias e amigos, perderão também, as chances de viverem inesquecíveis momentos da vida, que deveriam ser aproveitados como os últimos, lembrando sempre, que eles jamais se repetirão novamente!

3 comentários:

  1. Uau, João Vitor! Parabéns! Vc tem toda razão, infelizmente crianças, jovens e adultos estão cada vez mais se afastando do convívio familiar, do prazer do contato com a natureza, dos amigos e dos bons livros. É o preço altíssimo que se paga pelo avanço da tecnologia... pior que nem se dão conta da enorme perda. Amei seu artigo! Não pare por aqui, não! Vc tem muito a contribuir para acordar essa nossa criançada! Um beijão da tia Néa, sou sua fã!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Tia Néia,
    tentarei com todas as minhas forças fazer com que os jovens tenham cada vez mais oportunidades de saírem do mundo virtual e se aprofundarem nessa vida tão bela, repleta de momentos felizes ao lado de familiares e amigos.Entendo que por certo lado a tecnologia é uma ótima ferramenta, porém seu uso excessivo pode levar a perdas de ocasiões brilhantes que não voltam nunca mais!

    Eu que sou seu fã Tia Néia!!

    Bjs....até mais!

    ResponderExcluir
  3. O seu comentário foi de grande reflexão pra mim Joao.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.